Reconectando naturezas
- jrfotografia2022
- 26 de jun. de 2024
- 1 min de leitura
Trazer a natureza para perto foi tema de um projeto que desenvolvi com adolescentes em 2022 a 23, onde as trocas foram tão significativas que logo virou base do meu estudo acadêmico.
A natureza por si só já nos traz equilíbrio em muitos âmbitos, mas somada a estratégias terapêuticas é como reencontrar um tesouro perdido.
O mais incrível é como transforma o nosso olhar sobre o entorno. Passamos a enxergar beleza na simplicidade e novas possibilidades para o ordinário.
São materiais de fácil acesso, é planta, pedra, galho do quintal, é flor vista na rua, é folha que vem com o vento, é tempero da cozinha que faz um show particular. É agua, fruta ou chá. É terra, ora preta, ora vermelha ou viajante como areia de praia. É fogo, é brisa, é semente… aliás,tudo é semente para plantar!
Sim, a natureza é poética e também infinitamente generosa, nós que não aproveitamos o suficiente.
Estranhamente estamos ao avesso. Perdemos a conexão. Deixamos de prestar atenção ao fio que alimenta toda a trama da vida.
Os quatro elementos são intrinsecamente ligados às nossas funções psíquicas, como Jung nos diz. Assim sendo, tudo que está fora também está dentro da gente.
E proporcionar experiências transformadoras é o que a Arteterapia faz de melhor.
Comments